O LIVREIRO

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Venda de etanol soma 2,3 bi de litros em outubro


Venda de etanol soma 2,3 bi de litros em outubro
18 de novembro de 2010 - 16:45h
Autor: DCI

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul somaram 2,30 bilhões de litros em outubro, dos quais 632,06 milhões de litros de etanol anidro e 1,67 bilhão de litros de etanol hidratado. Deste volume total, 2,11 bilhões de litros destinaram-se ao mercado doméstico e somente 191,18 milhões de litros às exportações, informa a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica).

No mercado interno, houve forte crescimento nas vendas de etanol anidro que, em outubro, alcançaram 573,90 milhões de litros, 12,07% superior ao mesmo mês de 2009. Nos últimos 20 dias de outubro, o volume comercializado somou 292,30 milhões de litros, ante 281,61 milhões de litros na quinzena passada.

As vendas domésticas de etanol hidratado, por sua vez, totalizaram 1,53 bilhão de litros em outubro, queda de 2,81% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

As vendas acumuladas de anidro nesta safra, considerando as direcionadas ao abastecimento doméstico e ao mercado externo, somam 4,22 bilhões de litros, alta de 2,69% comparativamente a igual período de 2009. Em relação ao hidratado, o volume chega a 11,38 bilhões de litros, contra 12,26 bilhões de litros registrados no último ano.

A Unica destaca o incremento das vendas internas de etanol para outros fins na safra 2010/2011. Entre abril a outubro, estas atingiram 633,62 milhões de litros, 15,21% superior a igual período de 2009

FONTE: só noticias

Moagem de cana no centro-sul do brasil supera 500 mi toneladas


Moagem de cana no centro-sul do Brasil supera 500 mi toneladas
A moagem na segunda metade do mês passado somou 30,12 milhões de toneladas, alta de 15 por cento ante a quinzena anterior, quando períodos de chuva atrapalharam as atividades

17/11/2010 | 15:42 | reuters
Comunicar errosRSSImprimirEnviar por emailReceba notícias pelo celularReceba boletinsAumentar letraDiminuir letraA moagem de cana no centro-sul do Brasil na safra 2010/11 atingiu 500,9 milhões de toneladas até o dia 1o de novembro, volume 12,6 por cento superior ao de igual período no ano passado, informou nesta quarta-feira a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

A moagem na segunda metade do mês passado somou 30,12 milhões de toneladas, alta de 15 por cento ante a quinzena anterior, quando períodos de chuva atrapalharam as atividades.

"A perspectiva é de redução progressiva na quantidade de cana-de-açúcar processada a partir da próxima quinzena, isso porque o número de unidades produtoras em operação está em contínuo declínio", afirmou o diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues.

A produção de açúcar no acumulado da safra aumentou 23,9 por cento ante o mesmo período de 09/10, para 30,5 milhões de toneladas.

Até 1.º de novembro, a produção de etanol havia crescido 18,6 por cento em relação à mesma época do ano passado, para 22,95 bilhões de litros.

Segundo a entidade, 44 unidades produtoras já encerraram as atividades em 2010/11. Em igual período do ano passado, apenas cinco usinas haviam terminado de moer. Com um ano bem mais seco do que o anterior, a moagem se acelerou no centro-sul.

"Segundo levantamento feito pela Unica, em parceria com os demais sindicatos e associações do Centro-Sul, a estimativa é de que até o final de novembro cerca de 140 usinas finalizem suas operações, contra apenas 15 unidades na safra passada", acrescentou Pádua.

"Estes números evidenciam o encerramento precoce da atual safra em muitas regiões, decorrente da menor oferta de matéria-prima", afirmou o dirigente.

A Unica citou dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) informando que a quebra agrícola do canavial colhido em outubro atingiu 18,41 por cento, valor superior aos 15,77 por cento observados no mês de setembro.

No acumulado desde o início da safra, a redução da produtividade agrícola, devido ao tempo mais seco que o normal, atingiu 5,75 por cento.

Já a quantidade de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de matéria-prima foi de 142,42 kg no acumulado da safra, aumento de 7,42 por cento em relação ao mesmo período de 2009.

FONTE: gazeta do povo

Dilma convida Mantega a ficar na fazenda, e ele aceita


Dilma convida Mantega a ficar na Fazenda, e ele aceita
A presidente eleita, Dilma Rousseff, fez nesta quinta-feira o convite para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, continue à frente do cargo a partir de janeiro do ano que vem, como a Folha informou hoje. Segundo a Folha apurou, o ministro aceitou o convite.
A conversa, inicialmente prevista para ontem, ocorreu hoje na Granja do Torto e durou cerca de duas horas e meia. Na mesma reunião estavam presentes também o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e o assessor da petista, Giles Azevedo, cotado para ser chefe de gabinete do próximo governo.

A manutenção de Mantega no cargo tem um dedo de Lula: em reunião anteontem à noite no Palácio da Alvorada, o presidente voltou a defender a manutenção de Mantega no comando da Fazenda.

Dilma não fará o anúncio oficial até que ela defina um nome para a Presidência do Banco Central, o que deve ocorrer nos próximos dias. Dessa forma, anunciará a equipe econômica em bloco.

BANCO CENTRAL

Dilma preferia trocar a presidência do BC, mas diminuiu sua resistência em manter Henrique Meirelles porque está preocupada com uma piora da economia mundial e seus efeitos no Brasil no começo de seu governo.

Ela voltou de Seul, onde participou de reunião do G20 (grupo que reúne as maiores economias do mundo), disposta a reavaliar a sugestão de Lula para manter Meirelles no BC.

Fonte: Folha de S. Paulo
noticias agricolas

Mais de 40 usinas do centro-sul do Brasil encerraram moagem da safra 2010/2011


Mais de 40 usinas do centro-sul do Brasil encerram moagem da safra 2010/2011
Segundo analistas de mercado, o encerramento precoce não representa um problema para

Quarenta e quatro usinas do centro-sul do Brasil já encerraram a moagem da safra 2010/2011. Até o fim de novembro mais 140 devem finalizar a operação. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 17, pela União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica). Segundo analistas de mercado, o encerramento precoce não representa um problema para o setor.

O levantamento divulgado pela entidade revela que ate o dia primeiro de novembro foram processadas mais de 500 milhões de toneladas de cana, 12% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, o ritmo da moagem deve cair nos próximos quinze dias, de acordo com a Unica. Isso porque o número de usinas em atividade vem diminuindo de forma gradativa. Em outubro, o número de usinas que já haviam encerrado as operações é quase três vezes maior do que o registrado em igual período de 2009, quando 15 tinham feito o encerramento. O motivo, segundo as indústrias, seria uma menor disponibilidade de matéria-prima, causada pela quebra na safra. Já o analista Julio Maria Borges acredita que o encerramento precoce não significa que houve redução na oferta de cana.

– O fato de antecipar o encerramento da safra não significa que é porque faltou cana, significa que não choveu no outono e no inverno. Esta safra é maior, é recorde, excelente – diz.

No acumulado do ano, o levantamento das indústrias revela que a qualidade da cana melhorou. Porém, a expectativa é de um menor rendimento de açúcares a partir de novembro o que pode estimular a opção pelo etanol nas usinas.

Julio Maria Borges crê que para a entressafra a perspectiva é de uma maior oferta do biocombustível. Já no mercado do açúcar, a previsão é de equilíbrio.

– No caso do álcool existe o risco de preços caírem, o que não é tão bom. No caso do açúcar os preços devem continuar altos com algum viés de baixa possível pode acontecer – avalia o analista de mercado.



CANAL RURAL

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Etanol anidro ganha mercado




As vendas de etanol anidro para o mercado interno pelas usinas do Centro-Sul do país foram de 573,9 milhões de l em outubro, alta de 12,07%, ante o mesmo mês de 2009. As de etanol hidratado foram de 1,53 bilhões de l, queda de 2,81%. As vendas para o mercado externo somaram 191,2 milhões de l.


No acumulado da safra 2009/2010, as vendas totalizaram 4,22 bilhões de l de etanol anidro, com alta de 2,69%. A venda de etanol hidratado caiu 7,17%, somando 11,38 bilhões de l, contra 12,26 bilhões de l no ano passado. A produção do biocombustível atingiu 22,95 bilhões de litros até o fim de outubro, sendo 16,63 bilhões de l de hidratado e 6,32 bilhões de l de anidro.


A parcela da moagem de cana-de-açúcar destinada a produção de etanol caiu de 57,99% na primeira quinzena de outubro para 53,9% até o fim do último mês. O deslocamento do mix da produção refletiu o aumento da concentração de açúcar na matéria-prima, que passou de 143,43 kg/t de cana para 145,87 kg/t de cana.


A moagem de cana-de-açúcar atingiu 30,12 milhões de t na segunda quinzena de outubro, alta de 15,21% em relação a quinzena anterior. No acumulado da safra, o montante atinge 500,88 milhões de t, 12,64% maior em relação à safra anterior. O crescimento da moagem foi devido às condições favoráveis a colheita e o dia a mais na segunda parte do mês. A expectativa é de redução progressiva na quantidade de cana processada até o fim da safra

fonte: ctc

Brasil apresenta a outros paises programas de estimulo à agricultura familhiar



Aquisição de produtos para a alimentação escolar está entre os principais fatores de incentivo
Representantes de países do Mercosul, do Continente Africano e da Índia estão reunidos nesta terça, dia 16, em Brasília para ouvir informações do governo brasileiro sobre a prática da agricultura familiar e seu papel social e econômico. A coordenadora-geral do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), desenvolvido pelo Ministério da Educação, Albaneide Campos, destacou que 2,6 mil municípios brasileiros compram alimentos da agricultura familiar.

Segundo ela, ainda existem localidades no país onde não há merendeiras para atender os alunos nas escolas. Há estabelecimentos que também não contam com o fornecimento de energia elétrica e de instalações para armazenamento, o que traz dificuldades para o maior sucesso do programa.

De acordo com Albaneide Campos, há oito anos o Pnae gastava com alimentação escolar R$ 954 milhões e a conta hoje é de R$ 3 bilhões por ano, no atendimento a 47 milhões de alunos. Ela afirmou que a alimentação escolar “é uma questão de saúde e também de educação, pois o estudante começa a entender a importância de cada alimento para a sua saúde”.

Do total de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 30%, no mínimo, têm que ser empregados na aquisição de alimentos da agricultura familiar ou do Programa Empreendedor Rural Familiar, informou a coordenadora.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniran Sanches, afirmou que os programas sociais e o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo (PAA) contribuem para gerar “ciclos de consumo que elevam o padrão de vida das populações mais pobres”. Para ele, a pobreza rural no Brasil deverá estar reduzida até 2012 acima das previsões da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Sanches, 150 mil famílias que produzem no sistema de agricultura familiar fornecem alimentos para o PAA. O programa, conforme o secretário, “funciona de forma ampla, como ferramenta estratégica para a redução da pobreza, leva à consolidação econômica das famílias rurais, estimulando também o hábito de consumir alimentos saudáveis. A participação do governo no sistema de compras de alimentos evita o aumento de custos pela ação de atravessadores".

Os representantes estrangeiros estão reunidos no Centro de Convenções Brasil 21, na preparação da 14ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul que vai ser aberta nesta quinta, dia 18.




AGÊNCIA BRASIL
canal rural

Mantega diz que medidas contra desvalorização do dólar têm surtido efeito



Ministro da Fazenda participou na semana passada da reunião do G20 em Seul, na Coreia do Sul
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, indicou nesta terça, dia 16, que as medidas cambiais adotadas pelo governo para reduzir o desequilíbrio entre o real e o dólar têm surtido efeito. Mantega, que participou na semana passada da reunião do G20 em Seul, na Coreia do Sul, desembarcou em Brasília no final da manhã vindo de São Paulo, onde passou o feriado.

Jornalistas que acompanham a área econômica perguntaram ao ministro se a elevação do dólar, acima de R$ 1,70, durante a manhã desta terça, é uma consequência das medidas adotadas pelo governo.

– Com certeza, mas não é só isso – respondeu Mantega rapidamente, ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Ele, no entanto, não deixou claro se a melhora no câmbio depende de novas medidas no Brasil ou de iniciativas globais.

Da reunião do G20 (que reúne as maiores economias mundiais), também participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, convidada especial do grupo e do governo sul-coreano.

Ao final, os participantes definiram que se reunirão, em fevereiro, em Paris, para analisar as medidas tomadas unilateralmente. A ideia é que cada país adote decisões de fortalecimento interno de suas economias, mas que não afetem o equilíbrio global.

Durante as plenárias do G20, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, foram cobrados pelos demais participantes da cúpula sobre as medidas adotadas por eles que acentuaram a guerra cambial e o desequilíbrio da economia como um todo.



AGÊNCIA BRASIL