O LIVREIRO

quinta-feira, 30 de abril de 2009

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

É O CONJUNTO DE COMPONENTES QUE TEM POR FUNÇÃO EQUILIBRAR A TEMPERATURA NO MOTOR NUMA FAIXA ESPECIFICA DE 80 A 95 GRAUS.

COMPONENTES: RADIADOR
TAMPA
COLMÉIA
MANGUEIRAS CONDUTORAS
BOMBA D'ÁGUA
VENTILADOR
CORREIA
TERMOSTATO
GALERIAS DE ARREFECIMENTO
INDICADOR DE TEMPERATURA


RADIADOR: É O ELEMENTO UTILIZADO PARA ARMAZENAMENTO E REFRIGERAÇÃO DA ÁGUA UTILIZADA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO. NO RADIADOR A ÁGUA É RESFRIADA PELA CORRENTE DE AR QUE PASSA NAS COLMÉIAS.

TAMPA DO RADIADOR: A TAMPA DO RADIADOR POSSUI UMA VALVULA DE PRESSÃO E UMA DE DEPRESSÃO.
A VALVULA DE PRESSÃO MANTÉM UMA PRESSÃO DE 7,0 LB POL 2 NO INTERIOR DO RADIADOR, RETARDANDO O PONTO DE EBULIÇÃO DA ÁGUA.
A VALVULA DE DEPRESSÃO SE ABRE QUANDO A DEPRESSÃO INTERNA FOR IGUAL A 1 LB / POL 2 PERMITNDO A ENTRADA DO AR PARA COMPENSAR O VOLUME DE ÁGUA CONSUMIDA PELO CALOR E VAPORIZAÇÃO.

COLMÉIA: SÃO PEQUENAS FENDAS QUE PERMITEM A PASSAGEM DO AR PELO RADIADOR.

MANGUEIRAS CONDUTORAS: LEVAM A ÁGUA ENTRE AS PARTES DO SISTEMA.

BOMBA D'ÁGUA: É DO TIPO ROTOR FAZ COM QUE A ÁGUA CIRCULE DENTRO DO SISTEMA.

VENTILADOR: ESTÁ ACOPLADO AO EIXO QUE ACIONA A BOMNA D'ÁGUA, AS PÁS DEVEM ESTAR BEM POSICIONADAS A FIM DE PROPORCIONAR UMA CORRENTE DE AR QUE PENETRE NAS COLMÉIAS DO RADIADOR.

CORREIAS: ACIONA O EIXO DO VENTILADOR E BOMBA D'ÁGUA.

TERMOSTATO ( VALVULA TERMOSTÁTICA ): SUA FUNÇÃO É CONTROLAR O FLUXO DA ÁGUA DO MOTOR PARA O RADIADOR, PROVOCANDO UM AQUECIMENTO RAPIDO E CONTROLANDO A TEMPERATURA.

GALERIAS DE ARREFECIMENTO: SÃO CAVIDADES DO BLOCO E CABEÇOTE ONDE A ÁGUA CIRCULA FAZENDO A RETIRADA DE CALOR.

INDICADOR DE TEMPERATURA: ESTÁ LOCALIZADO NO PAINEL DO TRATOR, E MARCA A TEMPERATURA DO SISTEMA, É DE ESCALA COLORIDA COM UMA FAIXA VERDE E OUTRA VERMELHA.

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

TEM A FUNÇÃO DE DIMINUIR O ATRITO DAS PEÇAS DO MOTOR QUE SE MOVIMENTÃO ATRAVÉS DE UMA PELICULA FORMADA PELO ÓLEO LUBRIFICANTE.

COMPONENTES: CARTER
BOMBA DE ÓLEO
FILTRO
VALVULA DE DESVIO
GALERIAS INTERNAS
VALVULA DE ALIVIO
RESFRIADOR DE ÓLEO
ESGUICHO DE ÓLEO


CARTER: É O RESERVATÓRIO DO ÓLEO LUBRIFICANTE E ESTÁ SOB POSTO AO BLOCO DO MOTOR.

BOMBA DE ÓLEO: SUCCIONA O ÓLEO LUBRIFICANTE DO CARTER, BOMBEANDO-O PARA AS GALERIAS DE LUBRIFICAÇÃO.

FILTRO: ESTÁ LOCALIZADO NO FLUXO DE PRESSÃO LUBRIFICANTE DA GALERIAS INTERNAS, É CONSTITUIDO DE PAPEL POROSO, IMPEDINDO A PASSAGEM DAS PARTICOLAS ABRASIVAS QUE ESTÃO CONTIDAS NO ÓLEO.

GALERIAS INTERNAS: SÃO CAVIDADES POR ONDE PASSA O ÓLEO LUBRIFICANTE A FIM DE SER DISTRIBUIDO PARA OS PONTOS DE LUBRIFICAÇÃO.

MANOMETRO: MARCA A PRESSÃO DE LUBRIFICAÇÃO.

VALVULA DE ALIVIO: SUA FUNÇÃO É LIMITAR A PRESSÃO DO ÓLEO DO CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO, DESVIANDO O EXCESSO DE ÓLEO PARA O CARTER.

RESFRIADOR DE ÓLEO: INCORPORADO A PARTE INFERIOR DO RADIADOR, E UTILIZA A ÁGUA DO RADIADOR ( SISTEMA DE ARREFECIMENTO ) PARA REFRIGERAR O ÓLEO DO MOTOR.

ESGUINCHOS DE ÓLEO: ESTÃO POSICIONADOS DE MODO A PRODUZIR UM FLUXO CONTINUO DE ÓLEO NA SAIDA DO PISTÃO PARA DISSIPAR O CALOR RESULTANTE DA COMBUSTÃO DA MISTURA.

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTIVEL

O COMBUSTIVEL É NECESSARIO PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR, É SIGADO DO RESERVATÓRIO ATRVÉS DA BOMBA ALIMENTADORA, ENTÃO PELA BOMBA INJETORA E PELOS BICOS INJETORES É PULVERIZADO PARA O INTERIOR DOS CILINDROS.
ABASTEÇA O TANQUE DIARIAMENTE APÓS A JORNADA DE TRABALHO, PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE ÁGUA E A CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO.


O SISTEMA DE COMBUSTIVEL POSSUI OS SEGUINTES COMPONENTES

RESERVATÓRIO
PESCADOR
COPO SEDMENTADOR
BOMBA ALIMENTADORA
FILTRO DE COMBUSTIVEL
BOMBA INJETORA
TUBO DE RETORNO


RESERVATÓRIO:ARMAZENA O COMBUSTIVEL PARA UMA AUTONOMIA EM TORNO DE 10 HORAS TRABALHO.
A TAMPA DO TANQUE POSSUI UMA VÁLVULA QUE PERMITE A ENTRADA DE AR COMPENSANDO O VOLUME DE COMBUSTIVEL.

PESCADOR: TEM A FUNÇÃO DE PUXAR O COMBUSTIVEL.

COPO SEDMENTADOR; SEPARA A ÁGUA DO COMBUSTIVEL.

BOMBA ALIMENTADORA: TEM A FUNÇÃO DE TRANSFERIR O COMBUSTIVEL DO RESERVATÓRIO ATÉ A BOMBA INJETORA.

FILTRO DE COMBUSTIVEL; TEM A FUNÇÃO DE FILTRAR O COMBUSTIVEL, SEPARANDO AS IMPUREZAS.

BOMBA INJETORA: A BOMBA INJETORA ENVIA SOB PRESSÃO A QUANTIDADE NECESSARIA DE COMBUSTIVEL SOB FORMA DE SPRAY NO INTERIOR DA CAMARA DE COMBUSTÃO.

TUBO DE RETORNO: CONDUZ A SOBRA DO COMBUSTIVEL DOS INJETORES PARA O TANQUE. ÉSTA SOBRA FAZ A LUBRIFICAÇÃO, RESFRIAMENTO E LIMPEZA NOS INJETORES.

ELEMENTO FILTRANTE SECUNDARIO

PERIODO DE TROCA: DEVE SER TROCADO A CADA 1000 HORAS DE TRABALHO OU ANUALMENTE.
PARA O ELEMENTO DE SEGURANÇA NÃO EXISTE LIMPEZA.

ELEMENTO FILTRANTE PRINCIPAL

O ELEMENTO FILTRANTE PRINCIPAL DEVE SER LIMPO QUANDO A FAIXA VERMELHA DO INDICADOR DE RESTRIÇÃO SUBIR PARA A TRANSPARÊNCIA, ACUSANDO A OBSTRUÇÃO DOS POROS PELAS PARTICULAS DE SUJEIRA.

O NUMERO MAXIMO DE LIMPEZA PARA CADA ELEMENTO É DE 5 VEZES

LIMPEZA: 1-) REMOVA O ELEMENTO FILTRANTE DA CARCAÇA.
2-) BATA COM A PALMA DA MÃO, GIRANDO-O AO MESMO TEMPO, ATÉ ELIMINAR A POEIRA MAIS GROSSA.
3-) APLIQUE JATOS DE AR COMPRIMIDO NO ELEMENTO FILTRANTE, NO SENTIDO DE DENTRO PARA FORA, NÃO EXCEDENDO 5 KG / CM 2 ( 70 LB / POL 2 ).
4-) INTRODUZA UMA LAMPADA OU LANTERNA NO INTERIOR DO ELEMENTO. E VERIFIQUE A EXISTÊNCIA DE FUROS OU RASGO.

MOTOR ASPIRADO, TURBINADO E INTERCULADO

MOTOR ASPIRADO: DEPENDE SÓ DO AR QUE O FILTRO DE AR CONSEGUE PEGAR.
MOTOR ASPIRADO: 100CV , 1000 LITROS DE AR E CHEGA A UMA TEMPERATURA DE 600 GRAUS.

MOTOR TURBINADO: CONSEGUE SUGAR MAIS AR QUE O ASPIRADO, ALMENTANDO ASSIM A POTÊNCIA DO MOTOR.
MOTOR TURBO: 130 CV, 1300 LITROS DE AR E CHEGA A UMA TEMPERATURA DE 700 GRAUS.

MOTOR INTERCULADO: FAZ A MESMA FUNÇÃO QUE O TURBINADO, MAS COM UMA DIFERENÇA. ELE POSSUI UM RESFRIADOR DE AR. ELE MANDA A MESMA QUANTIDADE DE AR DO QUE O MOTOR TURBINADO, MAS O AR PASSA POR UM RESFRIADOR, E CONSEGUE PRODUZIR MAIS POTENCIA AO MOTOR.
MOTOR INTERCULADO: 150CV, 1500 LITROS DE AR E CHEGA A UMA TEMPERATURA DE 800 GRAUS.

CORES DA FUMAÇA DOS MOTORES A DIESEL

FUMAÇA PRETA: MUITO AR E POUCO COMBUSTIVEL. CAUSAS: FILTRO DE AR SUJO, BICOS INJETORES DESRREGULADOS, BOMBA INJETORA COM PROBLEMA, JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMADA, MARCHA INADEQUADA, SOBRE CARGA ETC.

FUMAÇA BRANCA: MUITO AR E POUCO COMBUSTIVEL. CAUSAS: SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTIVEL COM PROBLEMA.

FUMAÇA AZUL: QUEIMA DE ÓLEO DO CARTER NA CÂMARA DE COMBUSTÃO. CAUSAS: DESGASTE NOS ANÉIS DOS PISTÕES, CAMISAS DOS CILINDROS E GUIAS DE VALVULAS.

FUMAÇA CINZA TRANSPARENTE: CONDIÇÕES NORMAIS.

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO / AR

O SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE AR POSSUI OS SEGUINTES COMPONENTES.

CARCAÇA
PRÉ PURIFICADOR OU CICLONIZADOR
ELEMENTO FILTRANTE PRINCIPAL
ELEMENTO FILTRANTE SECUNDARIO
VALVULA DE DESCARGA
INDICADOR DE RESTRIÇÃO TUBULAÇÕES


CARCAÇA: ALOJA OS COMPONENTES DE FILTRAGEM.

PRÉ PURIFICADOR: É DO TIPO CICLONE E ESTÁ ALOJADO NA CARCAÇA, OU INCORPORADO AO ELEMENTO FILTRATE PRINCIPAL, SUA FUNÇÃO É ELIMINAR AS PARTICOLAS MAIS PESADAS ATRAVÉS DA AÇÃO DA FORÇA CENTRIFOGA.

ELEMENTO FILTRANTE PRINCIPAL: É FEITO DE PAPEL POROSO ESPECIAL, FILTRA O AR IMPEDINDO A PASSAGEM DE ABRASIVOS.

ELEMENTO FILTRANTE SECUNDARIO: É CONSTITUIDO DE FELTRO E IMPEDE A PASSAGEM DE IMPUREZAS QUE NÃO FORAM RETIDAS PELO ELEMENTO FILTRANTE PRINCIPAL.

VALVULA DE DESCARGA: ESTÁ COLOCADA NA TAMPA DA CARCAÇA, PERMITE O ESCOAMENTO DAS PARTICULAS DE IMPUREZAS QUE ESTÃO DEPOSITADAS NA CARCAÇA DO CONJUNTO.

INDICADOR DE RESTRIÇÃO: FICA LOCALIZADO NO PAINEL DO TRATOR E AVISA O OBSTRUÇÃO DE FILTRO DE AR.

TUBULAÇÕES: SÃO OS ELEMENTOS UTILIZADOS PARA A CONDUÇÃO DO AR NO SISTEMA.

MOTOR

MOTOR É UM CONJUNTO MECÂNICO CAPAZ DE TRANSFORMAR ENERGIA TÉRMICA ( ENERGIA DO CALOR ) EM TRABALHO MECÂNICO.
OS MOTORES USASDO NOS TRATORES, USAM COMO COMBUSTIVEL ÓLEO DIESEL. PARA QUE O MOTOR TENHA UMA COMBUSTÃO ADQUADA, É NESCESSARIO TRÊ ELEMENTOS FUNDAMENTAIS: AR, COMBUSTIVEL E CALOR.


O MOTOR DIVIDE-SE EM TRÊS PARTES: CABEÇOTE, BLOCO E CARTER.

ADMISSÃO: É O TEMPO EM QUE OCORRE O PREEMCHIMENTO DO CILINDRO COM AR ATMOSFÉRICO.

COMPRESSÃO: É O TEMPO ONDE O AR ADMITIDO NO TEMPO ANTERIOR É COMPRIMIDO. FASE EM QUE É FECHADA A VALVULA DE ADMISSÃO.

COMBUSTÃO: QUANDO A ARVORE DE MANIVELAS ESTIVER COMPLETANDO O CICLO DE COMPRESSÃO, É INJETADO NO CILINDRO ÓLEO DIESEL SOB PRESSÃO, TENDO INICIO O PROCESSO DE COMBUSTÃO.

ESCAPE: TERMINA O CICLO DE COMBUSTÃO É ABRETO A VALVULA DE ESCAPE E POR INERCIA DO CONJUNTO ENTÃO SE EXPULSA OS GASES DA COMBUSTÃO.

CONCEITOS BÁSICOS DE UM TRATOR AGRICOLA

O TRATOR AGRICOLA É CONSTITUIDO BASICAMENTE DE MOTOR, TRANSMISSÃO, EMBREAGEM, CAIXA DE CAMBIO, DIFERNCIAL, TRANSMESSÃO FINAL, EIXO DIANTEIRO E SISTEMA HIDRAULICO.